Tem Dúvidas? Temos Conselhos!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Orçamentos Pessoais



Quando se começa a falar de poupanças, finanças pessoais e outros que tais é quase sempre caso para desatar a puxar os cabelos sem saber muito bem para que lado nos virarmos. É fácil dizer que precisamos poupar, mas como, se nada sobra ao fim do mês?

É altura de falarmos de orçamentos.

A maior parte das pessoas tem alguns problemas em definir um orçamento pessoal para gestão das suas contas, isso ocorre pela grande dificuldade em estabelecer prioridades. Este post tem como objectivo ajudá-lo a definir suas prioridades financeiras. Como para qualquer empresa pessoal, o ponto a focar é: não queime etapas. Realize uma de cada vez.


1. Pagar
Não conseguirá ganhar se não investir, e não conseguirá investir se tiver demasiados assuntos pendentes, assim comecemos por estabelecer prioridades de pagamento em relação a dívidas.
Não se esqueça que nem todas têm de ser pagas de uma vez só, não há mal nenhum em parcelar a compra de certas coisas ou fazer umas férias diferentes, mas, se o gasto com prestações já consome mais do que 40% dos seus rendimentos, está na hora de começar a reduzir este gasto.

2. Rentabilizar
É sempre uma boa altura para nos vermos livres de coisas antigas, inúteis ou que já não nos servem por algum motivo, assim que tal pensar em fazer uma "limpeza" nos seus armários e tentar a dica do post anterior a respeito de leilões? Junta-se o facto de nos vermos livres de coisas que não servem para nada, a não ser ganhar pó e ocupar espaço e, ao mesmo tempo, juntar algum dinheiro para começar o seu fundo de emergência?

3. Poupar
E agora que já vai lançado na conquista de algum fundo de maneio, está na hora de perseguir uma maior tranquilidade financeira. É a altura de montar um fundo de emergência (Ver Aqui).
Uma forma menos árdua de conseguir isto, e após os assuntos anteriores estarem resolvidos, é investir todo o dinheiro extra que vier, isto inclui o décimo terceiro mês, subsídio de férias, ou até mesmo a restituição do IRS.

Passo 6. Planear
Se tem dependentes, é preciso pensar no futuro dos mesmos. Pode pensar em criar uma reserva para pagar os estudos, ou garantir recursos caso venham a abrir um negócio próprio no futuro. Para já, vamos pensar em fazer um seguro de vida, que lhes dê alguma segurança em caso de alguma coisa lhe acontecer. Outras opções são os seguros para acidentes pessoais, e de desemprego. Não vamos travar os estudos dos seus filhos porque você perdeu o emprego.

7. Relaxar
Após ganhar rotinas, as coisas tornam-se menos complicadas, e já sabe que poupar é um dos hábitos que deve ter durante toda a vida porque dinheiro não nasce nas árvores. Agora que já estabeleceu as suas prioridades e cumpriu com os seus objectivos, é altura de descansar um pouco e sentir-se bem com aquilo que conseguiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário