Tem Dúvidas? Temos Conselhos!

domingo, 18 de setembro de 2011

Bolsa de Valores Sociais



A Bolsa de Valores Sociais foi criada pela Atitude (Associação pelo Desenvolvimento do Investimento Social), que faz a gestão técnica e de comunicação do programa.
Esta associação foi a responsável pela criação em 2003, no Brasil, da primeira bolsa de Valores Sociais do mundo.

A BVS em Portugal é, assim a segunda no mundo e primeira da europa no sistema de uma bolsa de valores.

Segundo o site da BVS, "o processo de candidatura e selecção de projectos é conduzido de modo a assegurar a oferta de respostas efectivas aos mais urgentes problemas sociais, com perspectivas de resultados concretos em prol das comunidades beneficiadas."

Cada acção social está cotada a 1€ e a aquisição mínima é de 5. O investidor social determina o valor que quer despender ns mesmas (doação), poderá ainda, caso deseje, criar um portfólio, investindo em mais do que um projecto em simultâneo.

Todas as Organizações e os projectos ao abrigo desta bolsa são apresentados no site da BVS (com link ao fundo desta página) de forma a que o investidor possa escolher o projecto que mais lhe interessa.

Qualquer Organização poderá candidatar-se com um projecto. Se este for aprovado, passa a estar cotado na Bolsa de Valores Sociais, cabendo depois à Euronext Lisbon e parceiras o papel de atrair investidores.

Não há deduções a título de comissão ou custos por parte de nenhum dos organismos envolvidos nesta iniciativa, sendo que todos os recursos obtidos com a venda das acções sociais são transferidos para o projecto cotado.
Assim que um projecto vê as suas acções sociais vendidas, sai e dá lugar  uma nova Organização.

BVS - Portugal

BVS&A - Brasil