Tem Dúvidas? Temos Conselhos!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dicas para Blogs



Seja qual for o seu tema-chave, crie postagens interessantes.
Isto é fundamental, especialmente quando tem consciência de que a maioria das pessoas não tem paciência para se sentar e ficar a ler num computador e quando o faz, são textos de alguma especialidade, portanto escreva pouco, diga o suficiente.

Crie textos com vários parágrafos e se necessário, com sub-títulos.

Muito cuidado com o português. Ninguém gosta de ler artigos com erros nem linguagem familiar. Fuja ao "txt tlk" e ao "miguxês".

Interaja com os seus leitores, responda a comentários e tome atenção às sugestões que eventualmente lhe deixarem. Toda a gente gosta de sentir feedback.

Actualize. Se não diariamente, pelo menos de 2 em 2 dias. Use imagens e/ou vídeos porque não é por acaso que se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Seja original. Não copie.

Optimize títulos, imagens e artigos.

Não é só você a gostar de ter leitores, assim, seja solidário com os outros blogueiros e, quando se justificar, coloque um link para as suas postagens. Normalmente os favores são retribuídos.

Estabeleça parcerias entre espaços com assuntos relacionados. Crie um pequeno banner e troque-o com outros blogueiros.

O template. Muita atenção quando o escolher. Cuidado com as cores e as fontes, não crie colisões nem arco-íris, evite os gadgets desnecessários porque quanto mais leve for a sua página, melhor.

Desenvolva a versão para telemóvel. Cada vez mais se torna necessário especialmente devido às capacidades cada vez maiores, destes aparelhos.

Não utilize músicas de fundo especialmente se não tiverem botão de stop/pausa. Os leitores habitualmente têm os seus próprios gostos musicais. Assim, apenas as ponha se se justificar e nunca em modo automático.

Sirva-se das redes sociais. Facebook, twitter, orkut, fórums de debate. A maioria dos internautas está em mais do que uma.
Coloque o seu blog em agregadores e motores de busca, escreva artigos e comentários em outros espaços, usando-os discretamente como plataforma para que consultem o seu.

Não coloque visível o contador/RSS. se por um lado este se revela vantajoso quando dispuser de muitos leitores/subscritores, o oposto também ocorre. Por via das dúvidas, mantenha-o fechado.

Tenha cuidado se for colocar publicidade. Não sobrecarregue. Além de ficar pesado, é inestético.

Em breve colocarei uma série de links úteis quando se trata de desenvolver/divulgar um blog. Aguarde.