Tem Dúvidas? Temos Conselhos!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Programas de Afiliados: Funcionam?



A resposta mais honesta será que depende da forma como você os utilizar.

Para começar, você tem que entender como trabalhar com este tipo de programa. Comece por se inscrever em uma empresa que possui um programa de afiliados, submeta o seu blog/site à aprovação da mesma. Rapidamente receberá um e-mail informando se foi ou não aceite.


Depois de validar a inscrição, terá acesso a uma página (ou várias) de campanhas às quais se pode candidatar. Mais uma vez, se for aceite por cada campanha individualmente, ser-lhe-ão facultados códigos diversos para banners, botões, newsletters, e-mails e toda uma panóplia publicitária que irá seleccionar conforme as conveniências do seu espaço.

Convém que tenha uma conta PayPal aberta dado que a generalidade utiliza este meio de pagamento. Outros fazem-no por transferência bancária. Recorde-se ainda de ler tudo cuidadosamente e preencher com tempo todos os requisitos, porque da sua atenção depende se vai receber ou não no final. Dê sempre os seus dados verdadeiros.

Quase toda a gente que possui um site ou um blog já ouviu falar dos programas de afiliados e vêem-nos como uma forma prática de publicidade para fazer algum dinheiro com o seu espaço web, e é. Mas a verdade é que muitos não aproveitam as oportunidades disponíveis por não terem ideia de como o fazer correctamente.
Escolha muito bem aquilo as suas campanhas, não apenas pelo rendimento que estas lhe poderão eventualmente dar, mas antes por aquilo que têm relacionado com o assunto do seu espaço. O site/blog não deverá transformar-se num confuso shopping online, não apenas porque confunde os visitantes, como também porque torna o site pesado e difícil de navegar.

Além disso as pessoas tendem a fugir de demasiada publicidade, de modo que é melhor ter poucos mas interessantes, dado que por cada clique/venda que se efectuar através do seu espaço a empresa paga-lhe uma determinada percentagem (que terá conhecimento após a inscrição), quanto mais relevantes, melhor. Assim, reserve tempo para estudar cada oferta e as formas de apresentação publicitária que dispõem, a fim de seleccionar o que mais lhe convém.

Deve ainda ter conhecimento de que antes de colocar qualquer dos banners/ads deve visitar a página em causa. Sabemos como funciona a publicidade e muita não é aquilo que parece, não vá assim correr o risco de melindrar alguns dos seus visitantes.

Acima de tudo, invista em conteúdo e bom aspecto para o seu espaço, desta forma, mantendo-o com anúncios que realmente estejam relacionados e tenham interesse, acabará por gerar um fluxo de receita para si. Não receie mudar de banners/ads se reparar que algum anúncio não rende mas não faça rotações demasiado rápido porque quem ali passou ontem pode regressar hoje interessado em algo que viu.

Também terá de ter paciência e se o seu espaço estiver a começar (como é o caso do meu agora), tempo e empenho. Mais uma vez vale lembrar que nada cai do Céu, provém antes do nosso esforço e criatividade. E desejo-lhe muito sucesso se decidir enveredar por aqui. Mais uma vez recordo que gostaria que expusesse as suas experiências pessoais para proveito da comunidade, através de comentários ou links para o seu espaço, se tiver a ver com esta temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário