Tem Dúvidas? Temos Conselhos!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sair do Vermelho. Renegociar.



Vale sempre tentar renegociar, seja para pagar atrasos nas prestações, seja por adivinhar uma situação na qual estes se tornem possíveis, e prevenir atempadamente. Não é apenas você que está interessado em reduzir o valor das suas prestações mensais, a empresa que lhe concedeu o crédito também está, uma vez que mais vale receber tarde que nunca, daí que muitas das empresas ou bancos, aceitam renegociar os prazos como forma de garantir que o consumidor acabe pagando a dívida.


A maior parte das pessoas só recorre a esta alternativa em última instância seja por procurar outros meios, seja apenas pelo embaraço de admitir a sua situação, mas da forma como as coisas andam hoje, a grande maioria das pessoas que recorre a créditos/empréstimos está nesta situação por motivos sérios, decerto ninguém irá rotulá-lo de mau pagador apenas porque se vê num aperto financeiro, especialmente quando recorre a soluções a fim de resolver o problema. É necessário demonstrar ao credor que está preparado para fazer os sacrifícios necessários para saldar as suas contas, de outra forma poderão não acreditar na sua intenção, e o pedido perde a força.

Em primeiro lugar, deverá entrar em contacto com a(s) empresa(s) com quem tem dívidas e comece por informar o seu problema, procurando assim evitar que as suas dívidas aumentem. Seguidamente peça extratos dos seus saldos em dívida, montante dos juros e da multa pelo atraso. Após avaliar a sua situação financeira, terá de redefinir prioridades, certamente algumas das prestações serão mais elevadas do que outras, pelo que deverá começar por estas. Perante a sua avaliação de contas, calcule a quantia mensal de que poderá dispôr para este fim. Já sabe que o difícil é começar. Uma vez de posse dos elementos que lhe permitirão apresentar a sua causa, contacte os seus credores e procurem juntos arranjar forma de prolongar o prazo de pagamento das dívidas e, quem sabe, acordar uma redução dos juros por forma a que os seus pagamentos mensais não ultrapassem o seu orçamento estipulado.

Há outra alternativa à renegociação, trata-se do crédito consolidado. O crédito consolidado consiste na reunião de todos os seus outros créditos em apenas um (normalmente um crédito hipotecário), permitindo-lhe obter um maior prazo de pagamento e assim reduzir os encargos mensais de uma forma bastante significativa.
A maior parte das pessoas que recorre a este sistema consegue reduções na ordem dos 50% do montante total das prestações mensais, podendo esta redução ser maior ou menor em função do tipo de crédito consolidado por que opte, da financeira que o forneça e da situação do proponente em particular. Iremos detalhar mais este assunto dos consolidados em outra postagem, a fim de esclarecer melhor sobre os mesmos.

Apesar do credito consolidado lhe poder ajudar a sair do vermelho e a libertar-se das suas dívidas, esta solução deve apenas ser considerada caso não haja outra alternativa a que possa recorrer. O consolidado vai acabar por lhe aumentar a dívida.

Se está a pensar renegociar os seus créditos ou em fazer a consolidação, aconselho seriamente a fazê-lo antes de entrar em incumprimento e ficar com o seu nome no Banco de Portugal, se isto ocorre, é muito mais difícil conseguir uma negociação.
Para que este registo desapareça, após pagar as prestações em atraso tem de esperar uns três meses para os dados ficarem actualizados e assim a sua nova situação ficar regularizada.

Em breve daremos espaço não apenas a um artigo mais extenso a respeito dos créditos consolidados, mas também a outro respeitante a seguros de protecção ao crédito, de que se fala bastante agora que o país se encontra em crise. a DECO (Defesa do Consumidor) considera o seguro de protecção ao crédito "pouco útil". Saberemos porquê nos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário