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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Entendendo os Créditos Online

Agora entramos num campo acerca do qual muitas pessoas ainda não estão devidamente esclarecidas, o campo do denominado Crédito Pessoal Online/Por Telefone.

Numa altura de crise nacional e aperto de cintos, os orçamentos familiares sofrem transtornos, muitas vezes não é possível manter a cabeça fria para analisar a situação, as dívidas acumulam-se, os credores insistem, mostram-se inflexíveis porque toda a gente tem direito ao seu dinheiro e que fazem os consumidores?


Perante este panorama e com a constante publicidade na internet e não só, a respeito de créditos rápidos, decisões entre 24 e 48 horas e outros que tais, é muito natural que as pessoas vejam nisto uma possível solução para os problemas que se acumulam.
Não há dúvida que ter várias propostas sem sair de casa pode ser vantajoso, mas há que ter cuidado, a própria facilidade de se conseguir crédito desta forma pode se tornar uma armadilha. Suponho que toda a gente já ouviu dizer que nem tudo o que reluz é ouro e nestes casos é uma grande verdade.

No meu ponto de vista, um dos grandes problemas dos créditos online são os contratos. Se mesmo quando ao assinar um contrato pessoalmente e no papel, as pessoas não têm o hábito de ler detalhadamente o que está escrito (muito menos aquelas letras pequenininhas), que se dirá de um empréstimo online... As simulações parecem tornar tudo tão simples e o botão de "Peça Já" tão sedutor que a maioria nem pensa em ler todas as cláusulas. Assim, o primeiro conselho e mais importante é: Se decidir por pedir um desses créditos, leia tudo e, se possível, imprima ou solicite uma cópia impressa à empresa/banco para análise e posterior comprovativo em caso de problemas.

Outro problema não menos habitual é que nem todas as empresas são sérias. Muitas das páginas servem apenas para obter os dados pessoais dos clientes com objectivos que desconhecemos. Vão desde a publicidade em sistema SPAM até a criação de falsificações. E muitas são tão bem feitas que só dará por isso quando não receber nada, a não ser algum problema que advenha de ter facultado os seus dados pessoais.

Existem várias modalidades de empréstimo que se podem fazer desta forma e o próprio consumidor ajusta as condições, conforme lhe convém.
A maioria dos sites dispõe de um simulador, o cliente vai lançando o valor pretendido e o sistema determina o número de parcelas a pagar mensalmente e a taxa de juro aplicável. Pode ainda fazer o contrário, definir a mensalidade e em quanto tempo pretende pagar e o simulador apresenta-lhe o montante a pedir bem como a taxa de juros.

Caso seja aprovado o pedido, todo o processo do empréstimo propriamente dito é rápido, normalmente entre 24 e 48 horas, usando a internet, telefone ou até mesmo uma mensagem de texto (SMS), depois envia a documentação necessária (normalmente BI, Contribuinte, IRS ou recibo de vencimentos) e o contrato assinado, este poderá imprimi-lo ou aguardar que lhe seja remetido pelo correio. Existe ainda a possibilidade de obter crédito rotativo, ou seja,  à medida que o cliente paga a divida, o montante amortizado vai ficando disponível, para que possa ser reutilizado sem ter de assinar novo contrato.

Estes produtos financeiros são de facto uma vantagem, mas apenas para quem os sabe utilizar correctamente, Infelizmente, para muitos, é apenas o início de uma queda financeira complicada. De modo que seja prudente, informe-se e aconselhe-se antes de agir.

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