Tem Dúvidas? Temos Conselhos!

sábado, 17 de setembro de 2011

TAEG, TAN e Euribor



Dado que falamos de poupanças e investimentos será altura de falar de uma coisa que normalmente faz imensa confusão aos leigos: taxas de juro.

O que é a taxa de juro?
A taxa de juro é o preço do dinheiro, ou seja, é quanto custa quando pedimos dinheiro emprestado.
As taxas de juro que vale entender são a Euribor, TAEG e TAN

A Euribor é a taxa do mercado monetário interbancário europeu.
É baseada na média das taxas de juros dos principais bancos que emprestam dinheiro entre si na zona Euro. Para quem tem créditos à habitação deve ter esta taxa em consideração visto que a taxa de juro do seu próprio banco é na maioria dos casos baseada na Euribor.
A evolução da taxa Euribor tem impacto na quantidade de juros que os consumidores pagam nos seus créditos. Se a taxa Euribor sobe, você paga mais. Quando desce, você paga menos.

A TAN (taxa anual efectiva) serve principalmente para comparar créditos à habitação. Inclui a taxa de juros nominal do contrato, a frequência de pagamento das prestações e os encargos do empréstimo.

A TAEG (taxa anual efectiva global) existe somente em Portugal e foi feita para todos os consumidores que fazem créditos pessoais. Serve para mostrar qual o custo total dos mesmos.
A publicidade enganosa dos bancos fez com que muitas pessoas fizessem a escolha errada nos créditos pessoais, aumentando o seu endividamento. Através da TAEG, pode comparar facilmente as ofertas neste campo, sabendo que o que tiver uma TAEG mais baixa é a escolha ideal.
O valor da TAEG é uma percentagem que dá o valor total dos custos anuais de um crédito pessoal. Incorpora todas as despesas de cobrança, juros, impostos, selo, comissões e seguros.

A diferença entre as duas taxas de juro referidas é que a TAEG inclui os custos e impostos associados com o contrato de crédito.

Sem comentários:

Enviar um comentário